Ovo

Ovo
A embriogénese ocorre no ovo até a passagem do embrião para a vida livre. Durante esse processo, é necessária uma fonte de nutrientes que permita a elaboração de biomoléculas constituintes das células e a obtenção de energia. E para os primeiros tempos da embriogénese, essa fonte existe no ovo.
O ovo é uma célula que apresenta estruturas necessárias para a formação do embrião, nessa estrutura, encontramos a seguinte constituição: núcleo, protolécito (ou vitelo germinativo), deutolécito (ou vitelo de nutrição), organelos e por fim o hialoplasma.
Núcleo
É o resultado da fusão dos núcleos dos dois gâmetas (espermatozóide e óvulo).
Protolécito (ou vitelo germinativo)
É constituído pelo núcleo e pelo citoplasma do qual fazem parte o hialoplasma e os organelos celulares.
Deutolécito (ou vitelo de nutrição)
É constituído por substâncias indispensáveis ao desenvolvimento do embrião, tais como proteínas, lípidos e glicogénio.

A polaridade
Os ovos geralmente apresentam polaridades, existindo dois polos que são: polo animal (ou PA) e o polo vegetativo (ou PV). Na maioria dos casos, a polaridade esta relacionada como a quantidade de deutolécito, ou seja onde haver maior quantidade de deutolécito e o polo vegetativo. No hemisfério oposto, na zona protolécito o polo animal.
Tipos de ovos
Os ovos em particular dos animais podem ser classificados de acordo com a quantidade de deutolécito e a distribuição do protolécito. Existem três tipos de ovos que são: Oligolecítico, heterolecítico, telolecítico.
Oligolecítico é um tipo de ovo, com uma quantidade reduzida de deutolécito e uma distribuição uniforme de protolécito em todo o citoplasma. Temos como exemplo: ovo do ouriço-do-mar e do anfioxo.
Heterolecítico é um tipo de ovo, com quantidade razoável de deutolécito e com o protolécito desigualmente distribuído, acumulando-se mais na zona do polo vegetativo. Temos como exemplo: o ovo dos anfíbios e répteis.

Telolecítico é um tipo de ovo, com quantidade considerável de deutolécito e com uma distribuição igual de protolécito, que ocupa todo o ovo. Temos como exemplo: o ovo das aves.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Folhetos embrionários (germinativos)

Diferenciação celular